Preenchimento Labial no Rio de Janeiro

Tudo Sobre o Preenchimento Labial

O que é o Preenchimento Labial?

O preenchimento labial é um procedimento estético realizado com agulha ou cânula para a introdução de substâncias na região dos lábios com finalidade de delinear seu contorno, aumentar o volume ou projetá-los. É considerado um procedimento minimamente invasivo já que não envolve cirurgia, podendo ser feito em consultório médico.

O que considerar antes de fazer o Preenchimento Labial?

O preenchimento labial é indicado para:

– Pessoas com pouco volume labial que não se sentem satisfeitas com isso
– Pessoas que estão incomodadas com os sinais de envelhecimento
– Pessoas com patologias orais que passaram por algum processo dentário e perderam volume na projeção dos lábios.

Antes da realização do procedimento, o especialista avalia o estado de saúde do paciente que deseja melhorar a estética ou corrigir algum defeito nos lábios. Recomenda-se que a decisão seja tomada após os 18 anos. No caso de menor de idade, o médico deverá avaliar junto com os pais ou responsáveis a necessidade do procedimento e sua finalidade.
Existem dois tipos de preenchimento labial: os temporários e os permanentes. Hoje em dia, o preenchimento labial temporário feito com ácido hialurônico (AH) é o mais recomendado entre os especialistas.

Quanto custa o Preenchimento Labial?

O preço é acessível para a necessidade de cada cliente e pode variar de acordo com diversos fatores, como a escolha do profissional, a técnica, o tipo de preenchimento, marca do produto, quantidade de aplicações e número de sessões.

Como é feito o Preenchimento Labial?

Após definir o tipo de preenchimento que será realizado e o produto, é realizada a aplicação.
No caso do ácido hialurônico, primeiro é aplicada uma anestesia sob os lábios do paciente. Após alguns minutos, injeta-se o produto com uma agulha ou microcânula para dar volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios.
Quando o preenchimento labial é feito com enxerto de gordura (da própria pessoa), há necessidade de preparo desta gordura antes do procedimento, durante a aplicação ela então é injetada com microcânula após a anestesia local nos lábios.
Existem dois tipos de preenchimento labial: os temporários e os permanentes.

– Temporários: são feitos com ácido hialurônico, um material seguro e totalmente aceito pelo organismo, ou com gordura autógena, que é retirada do próprio corpo (de regiões como culote e face interna do joelho) ou obtida através de lipoaspiração.
Ao utilizar gordura autógena, o corpo absorve 30% a 40% do enxerto, mantendo o restante. Porém, por se tratar de células vivas, essas células de gordura podem aumentar caso a pessoa ganhe peso, o que resulta no aumento excessivo dos lábios. Por conta disso, o ácido hialurônico tem-se mostrado uma alternativa mais eficaz.

– Permanentes: neste se usa silicone, PMMA ou metacrilato, substâncias sintéticas, que podem provocar reações imediatas ou tardias, pois não são absorvidas pelo organismo.

O preenchimento labial é contraindicado em casos de alergia ao ácido hialurônico, pessoas com doenças autoimunes, herpes nos lábios, doença oncológica, lúpus, gravidez, pneumonia ou alguma infecção.

Quanto Tempo Preciso me Preparar para o Preenchimento nos Lábios?

O procedimento é simples, pode ser realizado em questão de minutos no próprio consultório, sob anestesia local, e praticamente indolor. Não requer preparação prévia.
Após a aplicação deve-se evitar tocar ou massagear a região e redobrar a atenção com copos e garfos.

Antes e Depois do Preenchimento Labial - Expectativa e Resultado
  • Antes
    Aparência que não satisfaz o paciente;
    Baixa autoestima;
    Alvo de zombarias;
    Problemas de convívio social;
    Sem coragem para encarar o espelho.
  • Depois
    Recuperação da autoestima;
    Feliz com a nova aparência;
    Elogios ao redor;
    Felicidades no convívio social;
    Pazes com o espelho.
Preenchimento Labial é o Mesmo que Botox?

Não. Botox e preenchimento labial são procedimentos completamente diferentes um do outro e com finalidades distintas.
O Botox é utilizado para o tratamento de rugas e linhas de expressão, paralisando o músculo que causa a ruga. Já o preenchimento labial é utilizado para dar volume ou corrigir o contorno da região.

Como encontrar Especialista em Preenchimento Labial?

É extremamente importante que o procedimento seja realizado por um médico especialista, certificado como cirurgião plástico, dermatologista ou cirurgião dentista. Pesquise sobre o profissional. Procure saber se o especialista escolhido é membro de alguma sociedade ou associação médica e verifique o seu currículo. Uma das entidades recomendadas é a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Principais Perguntas e Respostas Sobre o Preenchimento Labial:

Quais Produtos São Utilizados no Preenchimento Labial?
O Ácido Hialurônico é o mais utilizado atualmente pelos profissionais, por oferecer um resultado seguro e duradouro, aplicado sob as técnicas de retroinjeção, na qual a agulha é introduzida em um ponto e vai sendo retirada a medida que o produto é injetado, e de micro injeções ponto a ponto, seguida de massagem para espalhar a substância uniformemente. O ácido Hialurônico tem a vantagem de ser absorvido pelo organismo e raramente causa alergia.
Outro produto utilizado é o Polimetilmetacrilato ou PMMA, um polímero em forma de gel, composto por microesferas de acrílico em uma solução aquosa. Ao ser aplicado, o organismo absorve o líquido, enquanto as micropartículas promovem o preenchimento. Não é recomendado pela maioria dos profissionais, já que o gel endurece proporcionando uma aparência menos natural. Pode causar complicações como manchas, embolia pulmonar, inflamação, dor crônica e necrose.
Como terceira opção existe ainda o enxerto de gordura. Neste caso a substância é retirada do corpo do paciente, geralmente dos culotes ou abdômen, por meio de uma minilipoaspiração. Esta gordura é submetida a um processo de homogeneização, antes de ser aplicada por meio de injeção com pequenas agulhas. Como o organismo absorve grande parte desta gordura, o processo precisa ser repetido várias vezes até que se atinja o volume desejado. Não oferece risco de rejeição mas pode sofrer deformações se a pessoa engordar ou emagrecer.

O Preenchimento Labial Causa Inchaço nos Lábios?
Os efeitos colaterais pós-procedimento podem variar de pessoa para pessoa. No primeiro dia, pode ocorrer inchaço. Isso porque o ácido hialurônico tem o poder de atrair água, aumentando o volume dos lábios numa proporção maior do que o desejado. É recomendável o uso de gelo no local, sem apertar. Com o passar dos dias, esse efeito tende a desaparecer.
É importante se atentar aos cuidados depois de realizar o preenchimento labial como não manipular (tocar), massagear ou comprimir a área tratada, evitar o uso de maquiagem no dia da aplicação, evitar fazer esforço físico, evitar exposição ao sol, não aplicar cremes e pomadas na região no período de 48 horas, evitar fazer procedimentos estéticos como microagulhamento, limpeza de pele e peeling por 30 dias. O resultado pode ser notado entre cinco e sete dias.

Por Quanto Tempo Dura os Resultados do Preenchimento Labial?
O efeito do preenchimento labial feito com ácido hialurônico, mais recomendado, dura de seis a 12 meses, dependendo da marca do produto utilizado. Diversas indústrias farmacêuticas produzem preenchedores contendo ácido hialurônico, e algumas marcas apresentam uma tecnologia que aumenta a sua durabilidade.

Envie-nos suas Dúvidas!