Botox™ no Rio de Janeiro

Tudo Sobre a Aplicação do Botox™

 

O que é Botox™ (Toxina Botulínica)?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.

Para que serve o Botox™ (Toxina Botulínica) em Tratamentos Estéticos?

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação do botox depende de avaliação médica individualizada.
Atualmente também é utilizado em algumas outras aplicações não estéticas.

Como é Feita a Aplicação do Botox™ (Toxina Botulínica)?

A toxina botulínica vem em forma de pó, embalada em frascos. É necessário diluí-la com soro fisiológico. A partir daí ela é injetada na área a ser tratada com distância de 1,5 cm de um ponto para o outro, quase sempre sem anestesia. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado com antecedência pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível.
Por ser um medicamento biológico, deve se respeitar um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada, do contrário o organismo pode desenvolver uma resistência ao produto e o botox perder seu efeito. O tempo ideal para reaplicação varia de 6 meses a 1 ano.

O que considerar Antes de optar pela Aplicação do Botox™ (Toxina Botulínica)?

Não há idade específica para a utilização do produto, mas o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar.

O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem fazer uso da substância.

Qual Profissional é Mais Preparado para Aplicação do Botox™ (Toxina Botulínica)?

Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com botox. Convém checar a formação e certificação de do profissional antes de se submeter a qualquer procedimento. No caso de cirurgiões plásticos consulte a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Qual o Preço do Botox™ (Toxina Botulínica)?

O preço das injeções de Botox varia de acordo com o cirurgião, com o tipo de toxina botulínica usada, as necessidades do paciente e a quantidade utilizada. As injeções que visam reduzir as rugas dos pés de galinha normalmente são mais baratas que de outras partes do rosto como por exemplo, para o tratamento de rugas entre sobrancelhas.

Pós Procedimento da Aplicação do Botox™ (Toxina Botulínica)

Pessoas que tenham recebido aplicações de Botox devem evitar exercícios físicos por dois dias, evitar massagear a região tratada para que não ocorra migração do produto para áreas não desejadas, evitar viagens aéreas (a alteração de pressão pode provocar migração do produto), não deitar ou abaixar a cabeça nas quatro primeiras horas, não fazer uso de aspirina ou medicamento similar por dois dias após a aplicação. Os pontos que receberão aplicação podem apresentar vermelhidão e inchaço, reação considerada normal e que deve deixar de existir em aproximadamente seis horas. Também podem ocorrer dores de cabeça ou nos locais que duram no máximo um dia. Para aliviá-las recomenda-se o uso de Dipirona ou Paracetamol.

Principais Perguntas e Respostas Sobre o Botox™ (Toxina Botulínica):

Combinação de Botox™ (Toxina Botulínica) com Outros Procedimentos Minimamente Invasivos

O Botox pode complementar por exemplo, tratamentos faciais que utilizem o ácido hialurônico, além de procedimentos não estéticos.

Tratamentos Não Estéticos em que o Botox™ (Toxina Botulínica) é utilizado

Além do uso estético, o botox pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo.

Qual a duração dos Efeitos do Botox™ (Toxina Botulínica)

Os efeitos do botox podem durar de três a quatro meses, mas há casos em que os resultados permanecem por até seis meses. Porém, o tempo de duração pode variar de pessoa para pessoa.

Aplicação de Botox™ (Toxina Botulínica) para Homem

A ação da toxina botulínica em homens nada difere das aplicações nas mulheres, porém, a pele masculina responde muito rápido aos tratamentos tópicos e aos estéticos mais superficiais, já que a maioria possui uma pele mais espessa e, por isso, dificilmente os pequenos pontos de sangramento tornam-se perceptíveis após o procedimento. 

Envie-nos suas Dúvidas!