Ritidoplastia no Rio de Janeiro

Tudo Sobre a Ritidoplastia

O que é Ritidoplastia?

A Ritidoplastia, ou lifting facial, é um procedimento cirúrgico realizado na face para melhorar sinais visíveis de envelhecimento.

Para Que Serve a Ritidoplastia?

Esse procedimento tem como objetivo melhorar a aparência do rosto causada pelo envelhecimento da pele. Essa técnica pode ser aplicada no rosto e no pescoço, melhorando sinais como a flacidez da face, vincos profundos, papada e o chamado bigode chinês. Essa cirurgia também pode ser combinada com outras cirurgias no rosto, como a rinoplastia e a blefaroplastia.

O Que Considerar Antes de Fazer Uma Cirurgia Plástica Facial?

É importante ser realista quanto às expectativas do procedimento que deseja fazer. Procure um profissional competente e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No momento da avaliação, informe-se sobre os riscos, tire todas as suas dúvidas e seja sincera(o) quanto aos seus hábitos, saúde, estilo de vida e expectativas. Alguns procedimentos são indicados apenas para pacientes com mais de 18 anos, quando o crescimento facial já se encerrou, e exigem que a pessoa esteja fisicamente saudável.

Como é Feita a Ritidoplastia?

A Ritidoplastia é feita com anestesia local ou geral, dependendo do procedimento. As incisões podem ser realizadas começando pelo couro cabeludo ou começando com incisões menores na região da têmpora. Depois do procedimento feito, as incisões são fechadas com suturas ou adesivos de pele e quando cicatrizadas, ficam escondidas entre o couro cabeludo ou nos contornos naturais do rosto e orelhas.

O tempo de recuperação varia de acordo com cada paciente e em relação à extensão da sua cirurgia.

Qual Profissional é Mais Preparado para Ritidoplastia?

O melhor profissional para a realização desse procedimento são cirurgiões membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que possuem grande experiência na realização da Ritidoplastia, além de outros procedimentos cirúrgicos.

Como Será a Conversa com Especialista em Ritidoplastia?

Na primeira consulta, o paciente terá oportunidade de conversar com o cirurgião e definir os objetivos com a cirurgia. Nesse momento, será feito uma avaliação e os procedimentos serão explicados. A avaliação é muito importante pois ela tem o objetivo de otimizar a condição clínica do paciente candidato.

As perguntas mais frequentes nas avaliações pré-operatórias são:

  • Você tem condições médicas ou alergias a medicamentos?
  • Você está em tratamento para qualquer condição médica?
  • Você já realizou alguma cirurgia?
  • Você faz uso de algum medicamento?
  • Qual é o seu uso atual de álcool, tabaco e drogas recreativas?
  • Qual é a sua história com quaisquer procedimentos cosméticos não invasivos?
  • Qual o resultado que você espera da cirurgia?
  • Qual é a sua motivação principal para realizar a cirurgia?

Durante essa consulta inicial, o cirurgião também poderá:

  • Pedir para que você se olhe em um espelho e aponte exatamente o que você gostaria de ver melhorado;
  • Tire fotos para seu registro médico, medir o seu rosto, e usar imagens de computador para mostrar-lhe as possíveis melhorias;
  • Avaliar o seu estado de saúde, incluindo as condições de saúde pré-existentes ou fatores de risco;
  • Avaliar a elasticidade da pele;
  • Discutir suas opções e recomendar um curso de tratamento;
  • Discutir resultados potenciais, incluindo riscos ou complicações potenciais;
  • Discutir o tipo de anestesia que será usada.
Qual o Preço da Ritidoplastia?

Os custos só podem ser aferidos após uma avaliação personalizada do paciente. Na primeira consulta, são feitas estimativas dos valores com exames, equipe médica, material, centro cirúrgico e internação. A divulgação de preço sem avaliação prévia é proibida pelo Conselho Federal de Medicina.

Com Qual Idade Posso Fazer a Ritidoplastia?

A partir dos 40 anos o lifting facial já é indicado. Porém, uma avaliação deverá ser realizada anteriormente para saber se a pessoa está apta a passar pelo procedimento.

O Que Acontece na Ritidoplastia?
  • Pré Operatório
    Após a avaliação, você discutirá com o seu cirurgião a melhor abordagem cirúrgica de acordo com os seus objetivos, os riscos e complicações, as opções de anestesia e as informações sobre como você deve se preparar para a sua cirurgia.

    Após, é importante realizar alguns exames pré-cirúrgicos que podem incluir hemograma completo, coagulograma e glicemia. Também pode ser que o cirurgião solicite uma avaliação em um cardiologista.

  • O procedimento
    A Ritidoplastia, ou Lifting Facial, é realizada sob anestesia local e sedação mais comumente, ou sob anestesia geral, e tem duração de cerca de 3 a 5 horas.

    As incisões dependem do resultado que você busca com a sua cirurgia, mas normalmente elas começam por uma incisão contínua, que geralmente parte da linha de implantação dos cabelos, logo à frente da orelha, contornando-a e terminando atrás desta, no couro cabeludo, praticamente imperceptível entre os cabelos. A seguir, é feito o reposicionamento dos tecidos profundos da face e é retirado todo excesso de pele. A quantidade de pele a ser retirada varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades de cada um, a fim de evitar uma retirada excessiva, o que deixaria o paciente com uma face artificial.

  • Internação e pós operatório
    O período de permanência no hospital após a cirurgia é de 24 horas. Durante esse período, o paciente usa uma bandagem no rosto para que o inchaço da cirurgia seja minimizado. Normalmente, depois da saída do hospital, 2 ou 3 dias de repouso são necessários, sem que haja movimentos bruscos com a cabeça. Após esse período, as atividades do dia a dia já podem ser retomadas, mas sempre tomando cuidado com o contato direto com o sol por pelo menos 3 meses, sempre usando filtro solar. O paciente sempre deverá seguir todas as indicações e informações do cirurgião.
Antes e Depois da Ritidoplastia

A expectativa quanto aos resultados é enorme, pois envolve mudanças permanentes no paciente, assim como mexe com sua autoestima e psicológico. Por isso, converse e tire todas as suas dúvidas com o seu cirurgião para alinhar as suas expectativas quanto ao procedimento.

Como Encontrar Especialista em Ritidoplastia no Rio de Janeiro?

Acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para fazer uma busca por nome, categoria e estado. É imprescindível ter confiança e afinidade com o profissional. Se você recebeu indicação de alguma amiga, conhecida ou alguém que passou pelo procedimento que deseja fazer, verifique se o profissional está devidamente registrado na SBCP e consulte o CRM para confirmar se o médico encontra-se em plena atividade.

Principais Perguntas e Respostas Sobre a Ritidoplastia:

A Ritidoplastia é a Cirurgia Ideal Para Afinar o Rosto?
Não. A cirurgia ideal é a bichectomia, porém, as duas podem ser associadas.

A Cirurgia no Rosto pode tratar flacidez?
Sim. Um dos objetivos da Ritidoplastia, ou Lifting Facial é minimizar a flacidez do rosto.

A Ritidoplastia é a Cirurgia de Rosto Ideal para Modelar Bochechas?
Não. A cirurgia ideal é a bichectomia, porém, as duas podem ser associadas.

O Preenchimento Labial Pode Ser Feito em Conjunto à Ritidoplastia?
Depende. Os procedimentos são cirurgias distintas, por isso a associação das duas cirurgias vai depender de uma conversa prévia com o cirurgião.

Envie-nos suas Dúvidas!