Lifting, em inglês, significa levantar. Por isso, Lifting facial é a cirurgia plástica da face para rejuvenescimento, que elimina rugas, flacidez e remove o excesso de pele. A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais. Também é conhecido por face lifting, plástica facial, facelift, ritidoplastia e ritidectomia.
O procedimento é realizado no terço médio da face, elevando e reposicionando o tecido e a musculatura. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e pode ser classificada em quatro categorias:
– Lifting temporal – promove o levantamento da região temporal, resultando num melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado. Basicamente, levanta a região da cauda da sobrancelha.
– Lifting frontal – onde são tratadas as rugas na região da testa, bem como a musculatura que “gerou” essas rugas. É como se fosse uma aplicação de toxina botulínica porém, mais duradoura.
– Lifting cervicofacial – trata a face e o pescoço, conforme uma ritidoplastia clássica, devolvendo os tecidos para sua posição original, tornando a silhueta mais jovial ao tratar a flacidez e excesso de pele destes locais e a musculatura abaixo deles.
– Lifting endoscópico – é realizada com o auxílio de sistema óptico que permite a realização de menores incisões, preservando estruturas nobres. Os resultados são os mesmos da Ritiplastia clássica, porém com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais discretas.