Skip to main content

Perguntas mais frequentes sobre Lifting Facial no Rio de Janeiro

O QUE É O LIFTING FACIAL?

Lifting, em inglês, significa levantar. Por isso, Lifting facial é a cirurgia plástica da face para rejuvenescimento, que elimina rugas, flacidez e remove o excesso de pele. A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais. Também é conhecido por face lifting, plástica facial, facelift, ritidoplastia e ritidectomia.

O procedimento é realizado no terço médio da face, elevando e reposicionando o tecido e a musculatura. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e pode ser classificada em quatro categorias:

– Lifting temporal – promove o levantamento da região temporal, resultando num melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado. Basicamente, levanta a região da cauda da sobrancelha.
– Lifting frontal – onde são tratadas as rugas na região da testa, bem como a musculatura que “gerou” essas rugas. É como se fosse uma aplicação de toxina botulínica porém, mais duradoura.
– Lifting cervicofacial – trata a face e o pescoço, conforme uma ritidoplastia clássica, devolvendo os tecidos para sua posição original, tornando a silhueta mais jovial ao tratar a flacidez e excesso de pele destes locais e a musculatura abaixo deles.
– Lifting endoscópico – é realizada com o auxílio de sistema óptico que permite a realização de menores incisões, preservando estruturas nobres. Os resultados são os mesmos da Ritiplastia clássica, porém com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais discretas.

O QUE CONSIDERAR ANTES DE FAZER UM LIFTING FACIAL?

O lifting facial é indicado para pacientes com envelhecimento facial ou flacidez excessiva no rosto.
Em geral esse envelhecimento é causado pela ação natural do tempo e fatores externos que aceleram o processo, como fotoenvelhecimento provocado pela radiação solar, radicais livres, maus hábitos ou herança genética.
Pessoas com sulcos profundos, flacidez, vincos nasogenianos (bigode chinês), rugas, excesso de flacidez e pele, perda de tônus muscular na face inferior com ausência do contorno da região mandibular são as mais indicadas a se candidatar ao procedimento.

QUAL O PREÇO DO LIFTING FACIAL?

O valor de um lifting facial varia muito dependendo da região do Brasil, da profundidade e extensão da cirurgia e do médico cirurgião plástico escolhido.

COMO É FEITO O LIFTING FACIAL?

Durante a cirurgia são feitos cortes que permitem ao profissional tracionar a pele, remodelando os tecidos subjacentes abaixo dela, que são posicionados para adicionar volume em áreas depressivas, reposicionando a musculatura do rosto.
A incisão pode ser feita em partes diversas do rosto como na frente ou atrás das orelhas e no couro cabeludo, na região temporal ou em sua parte inferior. Uma segunda incisão, abaixo do queixo, poderá ser necessária para amenizar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são utilizados para fechar os cortes. As linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e dos ouvidos.
O procedimento é feito com anestesia local e sedação, mas alguns casos podem requerer anestesia geral.

QUANTO TEMPO PRECISO ME PREPARAR PARA A CIRURGIA DE LIFTING FACIAL?

Pré Operatório
No pré-operatório do lifting facial são analisados os aspectos da face do paciente para se chegar a um consenso sobre as possibilidades que podem ser realizadas, muitas vezes com a análise de fotos. Também em alguns casos é aconselhado associar outras cirurgias para se chegar a um resultado mais favorável como, por exemplo, a blefaroplastia, que retira o excesso de pele das pálpebras inferiores e superiores. Cada caso precisa ser estudado e examinado pelo especialista juntamente com o paciente. A partir de então, o paciente deve passar por uma série de exames (risco cirúrgico, hemograma completo, raio-X, exame de urina, coagulograma) que atestarão se está em condições físicas de fazer o procedimento.
Também é importante que o paciente deixe de fumar até um mês antes da operação. O cigarro compromete a cicatrização e ainda pode causar necrose do tecido.

Internação e Cirurgia
A internação hospitalar, em média, é de dois dias enquanto que a cirurgia pode durar entre duas e quatro horas, principalmente se houverem outros procedimentos conjuntos envolvidos.

Pós-Operatório
Após a cirurgia é colocada uma bandagem em volta da face para minimizar o edema (inchaço) e os hematomas, que são comuns neste tipo de cirurgia. A pessoa deve usar este curativo por entre um e dois dias. Também são prescritos analgésicos e aplicação de compressas de gelo sobre os locais.
Edemas (inchaço), equimoses, hipersensibilidade de alguma área e insensibilidade de outra, são comuns durante este período.
Os três primeiros dias devem ser de repouso, evitando baixar a cabeça e fazer movimentos bruscos. O paciente pode lavar os cabelos com cuidado no dia seguinte à cirurgia. Depois deste período é indicado a adoção de drenagem linfática.
Nenhum esforço físico deve ser feito por duas semanas e deve-se evitar exercícios intensos por quatro semanas. Os brincos estão proibidos por um mês. Evite sol por três meses e sempre use filtro solar com fator de proteção solar maior ou igual a 30. O paciente também deve evitar deitar sobre a cirurgia, manter uma boa alimentação e parar de fumar durante todo o pós-operatório a fim de ajudar no processo de cicatrização.

ANTES E DEPOIS DO LIFTING FACIAL - EXPECTATIVA E RESULTADO

Após o procedimento o resultado esperado é uma aparência mais jovem e suave, com menos flacidez e redução das rugas. A técnica atualmente empregada na cirurgia plástica traz um aspecto natural e harmonioso, bem diferente das técnicas utilizadas antigamente que deixavam muitas vezes a fisionomia artificial. Os resultados começam a ser percebidos a partir da segunda à terceira semana.
Atualmente a maior parte das cirurgias de lifting facial são realizadas com um pequeno corte na frente da orelha e se trabalha por dentro da musculatura. Por isso, a cicatriz pós-cirurgia segue somente a linha auricular, ficando muito mais natural. Mas também existem técnicas do lifting facial que empregam a cicatriz entendida (na frente e atrás no couro cabeludo), que também é bastante discreta.

O LIFTING FACIAL PODE SER COMBINADO COM OUTROS TRATAMENTOS DA FACE?

Sim, em alguns casos o Lifting Facial pode ser associado a outras cirurgias para se chegar a um resultado mais favorável, como, por exemplo, a blefaroplastia, que remove o excesso de pele das pálpebras inferiores e superiores.

COMO ENCONTRAR ESPECIALISTA EM LIFTING FACIAL?

O profissional mais indicado para a realização do procedimento é o cirurgião plástico. Procure optar por um especialista que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A LIFTING FACIAL:

O Lifting Facial trata a flacidez?
Não só ela, mas também rugas e excesso de pele.

Por quanto tempo dura os Resultados do Lifting Facial?
Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem de uma série de fatores como, por exemplo, o tipo de pele, porém, especialistas calculam que os efeitos durem por cerca de 10 anos.

Com qual idade posso fazer um Lifting Facial?
O procedimento geralmente é recomendado após os 40 anos.