Skip to main content
Mentoplastia

Pós-Operatório da Mentoplastia

By 03/01/2019June 10th, 2024No Comments

Geralmente o paciente permanece internado por um dia, sob observação, e a recuperação pode levar de 6 a 12 meses. Quando há a colocação de implante, a prótese precisa ser mantida imobilizada por cerca de uma semana. Caso tenha sido feita uma lipoaspiração do pescoço em conjunto, ele também deve ficar protegido por uma faixa.
Na primeira semana recomenda-se a aplicação de compressas de água fria, várias vezes ao dia e não fazer esforço ou movimentos bruscos.

Após um ou dois dias pode iniciar sessões de fisioterapia bucal. A retirada dos pontos, o curativo e uma avaliação pós-operatória deve ser realizada em torno de uma semana depois da cirurgia. Prescreve-se medicação analgésica e antibiótico para reduzir o risco de infecção.

Os primeiros 10 a 14 dias são caracterizados por edema, ou seja, o inchaço da região, que pode se estender por até 30 dias, variando de pessoa a pessoa. Após esse período, geralmente, os pacientes podem retomar as suas atividades. Pode ocorrer dormência do lábio e queixo, mesmo que temporariamente. É necessário manter a cabeceira da cama elevada e evitar dormir deitado de lado. Como em outros procedimentos cirúrgicos, deve-se evitar a exposição solar enquanto houver hematomas, exercícios físicos, bem como o tabagismo.

No início do período de recuperação é recomendável a adoção de dieta líquida, progredindo, gradualmente, para alimentos mais macios e ao final de 2 a 3 meses para a retomada de ingestão de alimentos sólidos.
É importante reforçar a higiene oral com soluções antissépticas, principalmente caso a incisão tenha sido feita intraoral (dentro da boca).

É indicado, ao longo de um mês, fazer drenagem linfática no pescoço três vezes durante a semana. O edema começa a desaparecer de 2 a 3 meses, após a intervenção, evidenciando o resultado final da mentoplastia a partir de 1 ano.

Conheça também a melhor maneira de pesquisar um Médico Confiável Especialista em Mentoplastia no Rio de Janeiro, utilizando de forma consciente as ferramentas de busca e seguindo sempre as orientações do Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Você pode Encontrar mais informações sobre a Mentoplastia nos posts abaixo ou em uma página completa sobre o tema.

Outras informações você pode acompanhar nas redes sociais: Facebook, Instagram ou no site: www.eduardosucupira.com.br

Dr Eduardo Sucupira

O Cirurgião Plástico Eduardo Sucupira é Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 1990, situada em sua cidade natal Uberaba, Minas Gerais. Após a graduação, Eduardo Sucupira completou 8 anos de residência em duas especialidades. Foi residente em Cirurgia Geral no Hospital das Forças Armadas e na Fundação Hospitalar de Brasília, Distrito Federal, de 1991 à 1994. Em 1994, iniciou sua Especialização em Cirurgia Plástica, já no Rio de Janeiro. Em 1997 inicia a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica, no Serviço do Professor Ivo Pitanguy.