O Que é a Cirurgia Plástica do Nariz – Rinoplastia?

Rinoplastia é a cirurgia plástica que modifica, reconstrói ou ajusta o tamanho e a forma do nariz para alterar a estética ou melhorar a respiração da pessoa com problema, seja de autoestima ou dificuldade para respirar. O procedimento cirúrgico é indicado para ajustar as formas nasais, alinhar harmoniosamente com os traços da face, corrigir decorrências de acidentes ou simplesmente para fins estéticos.

O Que Considerar Antes de Fazer a Rinoplastia?

Deve-se considerar, antes de fazer a Rinoplastia, ter mais de 18 anos. Se o crescimento facial se encerrou. Se está fisicamente saudável. Não fumar. Entender os riscos e potenciais complicações que uma cirurgia implica. Lembre-se, a decisão para a cirurgia de Rinoplastia é pessoal.

Qual o Preço da Rinoplastia?

O custo de um procedimento cirúrgico como a Rinoplastia se adéqua a cada paciente e tipo de cirurgia, por conta da finalidade do procedimento. Por questões éticas e profissionais, não é possível revelar valores prévios, pois cada paciente necessita passar por uma pré-avaliação cirúrgica.

Como é Feita a Rinoplastia?

A Rinoplastia é feita com anestesia local ou geral, dependendo do procedimento. A cirurgia pode ser realizada com incisões internas ou quando necessário, utilizando-se algumas mínimas incisões externas, quase imperceptíveis. Essas incisões podem variar desde uma simples remoção da saliência óssea do dorso do nariz, até o afinamento e elevação da ponta nasal, com diminuição das asas nasais. Nestes casos, os tecidos moles que revestem o nariz são levantados com cuidado, permitindo os procedimentos para alterar a estrutura óssea.

A Rinoplastia pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas do corpo. Geralmente, partes de cartilagem do septo, o “miolo” do nariz, são usadas para este propósito.

Em casos de desvio de septo e redução das saliências no interior do nariz, o objetivo é melhorar a circulação do ar e a respiração.
Após se atingir o resultado desejado, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas.

Durante a cicatrização, um tipo de gesso e tampão internos dão sustentação ao nariz por aproximadamente uma semana. O inchaço pós-cirúrgico diminui em algumas semanas. Seu resultado definitivo geralmente é notado a partir do 12º mês.

Quanto Tempo Preciso me Preparar para a Rinoplastia?

Segurança é fundamental quando se trata de um procedimento cirúrgico. Embora todas as cirurgias envolvam algum risco, os riscos que envolvem uma cirurgia plástica são extremamente baixos, desde que o cirurgião seja qualificado, o paciente esteja em perfeito estado de saúde e o hospital seja adequado para o procedimento.
Os exames médicos são a ferramenta mais eficaz para se avaliar a segurança de uma potencial operação. A pessoa que deseja fazer uma Rinoplastia precisa passar pelos seguintes exames:

Exame Físico

Os pacientes que desejam realizar a rinoplastia devem ter boa saúde e um exame físico ajuda o cirurgião plástico avaliar a saúde geral do candidato.

Exame de Sangue

O hemograma completo é necessário para monitorar fatores como a contagem de plaquetas, a fim de avaliar se a cirurgia será segura.

Eletrocardiograma

Em pacientes com histórico de problemas cardíacos, um eletrocardiograma ( ECG) pode ser necessário para verificar eventuais problemas e irregularidades.

Teste de Gravidez

Como precaução, os cirurgiões podem pedir um teste de gravidez das mulheres em idade fértil, uma vez que as mulheres grávidas não são elegíveis para a rinoplastia.

Outros Exames Necessários

O cirurgião plástico também pode requisitar os seguintes exames:

  • Raio X de tórax;
  • Coagulograma para avaliar a capacidade de coagulação do sangue;
  • Análise dos níveis de ureia, sódio, creatinina e potássio.

Pré Operatório da Rinoplastia

Finalizados os exames, iniciam-se os preparativos para a cirurgia que consistem em:

Duas Semanas Antes da Rinoplastia

É importante manter uma alimentação saudável para ajudar a preparar o corpo para a cirurgia. Quanto mais nutrientes o corpo absorver, mais saudável será, e mais rápido também será o processo de recuperação.

Converse com seu médico sobre as medicações que você toma habitualmente pois remédios como aspirinas, anticoagulantes, e anti-inflamatórios não hormonais, devem ser interrompidos alguns dias antes do procedimento, pois podem causar maiores sangramentos e interferir negativamente no resultado.

Não fume, pois as substâncias químicas presentes no cigarro comprometem muito a vascularização dos tecidos do corpo, reduzindo o fluxo de sangue, e podendo causar complicações graves durante o processo de cicatrização.
Descontinue o uso de todas as pílulas dietéticas porque estas medicações podem afetar negativamente a anestesia e podem aumentar a frequência cardíaca, respiratória, ou alterar a pressão arterial.

Uma Semana Antes da Cirurgia do nariz – Rinoplastia

Relate ao seu cirurgião plástico qualquer sinal de doença como febre, dores, calafrios, infecção ou alterações de pele que surjam.

Certifique-se que terá um acompanhante para ir ao hospital e ajudá-lo no pós-operatório. Esta pessoa será a responsável por você e deverá passar as primeiras 24 horas em casa ao seu lado. Durante as primeiras horas após a cirurgia o paciente não pode ficar sozinho.

Não beba álcool durante, pelo menos, uma semana antes da cirurgia e durante uma semana após a cirurgia, pois o álcool pode interferir na anestesia e afetar a coagulação do sangue. Além de interferir na ação de antibióticos, e no seu equilíbrio.
Não tome qualquer medicamento sem a permissão do médico.

Na Noite Anterior a Cirurgia do Nariz – Rinoplastia

Faça jejum. Para a anestesia geral, é necessário permanecer por no mínimo 8 horas sem se alimentar. Se faz uso de medicamentos, pode ingeri-los com uma pequena quantidade de água.
Tome um banho completo com sabonete antibacteriano na noite anterior e na manhã da cirurgia. Esse procedimento diminui as bactérias sobre a pele e o risco de infecção.
Não esqueça de levar todos os seus exames para o hospital, e obedecer o horário para internação.
Use roupas confortáveis, soltas e que sejam fáceis de vestir. Use sapatos que não precisem de cadarços ou chinelos.
Não aplicar na pele, no cabelo ou no rosto na manhã da cirurgia: cremes, loções, gel para cabelo, sprays, perfumes, base ou maquiagens.

Cirurgia do Nariz e Internação

A internação para Rinoplastia dura de 12 a 24 horas, enquanto que a operação leva de 1h30 a 3h de duração.

Pós Operatório da Rinoplastia

Após a cirurgia de nariz o paciente fica um período de observação no hospital. Só recebe alta quando o efeito da anestesia tiver passado e quando a paciente recuperar completamente a consciência. Os resultados de uma rino não dependem somente do cirurgião plástico mas, também do comportamento do paciente durante o pós-cirúrgico, que dura de 3 a 7 dias. É preciso seguir corretamente as recomendações básicas passadas pelo cirurgião e pela equipe de enfermagem. Por exemplo, quanto mais esforço a paciente fizer pior fica o inchaço pós rinoplastia. Por se tratar de um tratamento ambulatorial, o pós-operatório é mais simples e não há necessidade de hospitalização.

Tala e Tampões

O paciente sai do hospital com um tampão no nariz. Os tampões de gaze são inseridos em cada orifício nasal ao término da cirurgia. Na maioria dos casos, esse curativo será utilizado até o terceiro dia após a cirurgia. Por causa disso, nesse período alguns só conseguem respirar pela boca. Os cuidados na recuperação rinoplastia incluem o uso de uma tala na região operada, que serve para imobilizar e acomodar melhor a estrutura nasal. Essa tala deve ser usada por, aproximadamente, 7 dias e depois substituída por um curativo simples.

Inchaço Após a Rinoplastia

É normal que surja inchaço na ponta do nariz e nas regiões próximas a ele, além de alguns hematomas no local. O inchaço será reduzido com medicamentos e com o passar dos meses. O nariz desinchará bastante ao longo dos 3 meses seguintes, porém, o inchaço só some por completo após 1 ano da operação.

Possíveis Complicações da Rinoplastia

A complicação mais comum no pós-operatório da rinoplastia é a epistaxe. Ou seja, sangramento ou hemorragia nasal. Entretanto, esse sangramento está ligado ao esforço físico em excesso ou devido à pressão alta na recuperação.

Retirada dos Pontos na Rinoplastia

Passados de 7 a 10 dias, o paciente deve voltar a clínica para a retirada dos pontos internos no nariz.

Volta ao Trabalho Após a Rinoplastia

O retorno ao trabalho pode acontecer depois de 7 dias, de preferência após a retirada dos pontos e da tala. Depois de 3 semanas a prática de atividades físicas poderá ser retomada, de forma moderada.

Cuidados Com o Sol após a Rinoplastia

Recomenda-se evitar o sol no mínimo por 2 semanas. O ideal, porém, é evitá-lo por 2 meses. Isso porque o sol é prejudicial para a qualidade do resultado, já que pode piorar o inchaço do nariz, além de tornar permanentes as manchas na pele. As manchas roxas possuem hemoglobina, um pigmento sanguíneo, que gradualmente é removido pelo corpo após a cirurgia. O sol pode contribuir para a fixação deste pigmento na pele. Um exemplo é a piora das olheiras.

Alimentação Após a Rinoplastia

Durante a recuperação de rinoplastia procure ingerir alimentos leves e frios nos primeiros dias. Isso ajuda na prevenção de sangramento. Além disso, evite alimentos quentes por pelo menos 3 dias. É comum acontecer sangramento, discreto e imperceptível, dentro do nariz. Por isso, o paciente pode engolir sangue (sem perceber), o que pode causar náuseas.

Antes e Depois da Rinoplastia – Expectativa e Resultado

A expectativa quanto aos resultados é enorme, pois envolve mudanças permanentes no paciente, assim como mexe com sua autoestima e psicológico.

Antes da Rinoplastia

  • Aparência que não satisfaz o paciente;
  • Baixa autoestima;
  • Alvo de zombarias;
  • Problemas de convívio social;
  • Dificuldades em dormir (problemas com o septo);
  • Ronco (problemas com o septo);
  • Sem coragem para encarar o espelho.

Depois da Rinoplastia

  • Recuperação da autoestima;
  • Feliz com a nova aparência;
  • Elogios ao redor;
  • Retorno ao convívio social;
  • Melhora no sono;
  • Fim dos roncos;
  • Pazes com o espelho.

Cirurgia de Desvio de Septo e Rinoplastia

A Rinosseptoplastia é a cirurgia que combina o tratamento de desvio do septo com a correção de defeitos estéticos do nariz. Quando existe a indicação dos dois procedimentos, o ideal é que sejam realizados numa mesma cirurgia. Os resultados do pós-operatório costumam ser muito melhores, tanto da parte estética quanto da parte respiratória.

A correção de desvio de septo é indicada quando o desvio prejudica a respiração de uma das narinas, ou dos dois lados no caso de desvios mais acentuados e sinuosos. Nestes casos, a correção, além de melhorar a parte funcional, deixa a ponta nasal mais projetada ou arrebitada, o que é um efeito esteticamente desejado, principalmente nas mulheres.

Tanto o otorrinolaringologista quanto o cirurgião plástico estão habilitados a fazer a cirurgia de rinosseptoplastia. De forma geral, quando o paciente se queixa de dificuldade respiratória ou existe a preocupação de a cirurgia piorar a parte funcional do nariz, o otorrinolaringologista deve ser procurado.

Qual o Preço de Uma Rinoplastia?

Os valores variam de acordo com os materiais utilizados no procedimento, o tipo de intervenção e a técnica aplicada. Por isso não é possível revelar valores prévios, pois cada paciente necessita passar por uma pré-avaliação.

Como Encontrar Especialista em Rinoplastia?

Consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www2.cirurgiaplastica.org.br/) para escolher um cirurgião plástico especializado em Rinoplastia.

É aconselhável conversar com amigos que já tenham realizado o procedimento e pedir indicações em sua rede de amizades. Ao pesquisar nas redes sociais, verifique se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e consulte o CRM do médico para confirmar se o mesmo encontra-se em plena atividade.

Principais Perguntas e Respostas Sobre a Rinoplastia:

A Cirurgia Plástica do Nariz Pode Atrapalhar a Respiração?

A Rinoplastia estética também visa melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas estão alteradas. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório imediato (algumas semanas), com o decorrer do tempo isto se normaliza.

Com Qual Idade Posso Fazer a Rinoplastia?

A Rinoplastia apenas pode ser realizada em pacientes cujo crescimento facial esteja completo. Isso acontece por volta dos 15 anos de idade. Porém, recomenda-se realizar o procedimento apenas após os 18 anos.

Posso Escolher o Formato do Nariz Para a Rinoplastia?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião plástico deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade da face. Cada caso deve ser estudado minuciosamente, para que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, conforme as exigências da face.