Rejuvenescimento Facial a Laser no Rio de Janeiro

Tudo Sobre Rejuvenescimento Facial a Laser

O que é o Rejuvenescimento Facial a Laser?

Também conhecida por resurfacing, é uma técnica minimamente invasiva de aplicação de laser em regiões da face para renovar a pele. O tratamento é indicado para rugas faciais, cicatrizes de acne ou catapora, flacidez e manchas causadas pelo sol, pele amarelada ou acinzentada, verrugas e marcas de nascença.

Quais são os tipos de lasers que posso fazer no rosto?

Na técnica de resurfacing, o mais utilizado atualmente é o laser CO2 fracionado, que pode ser ablativo ou não ablativo. O laser ablativo atinge a camada mais superficial da pele (epiderme) e a camada localizada logo abaixo (derme). Já o laser não ablativo atua somente na derme, deixando a epiderme quase intacta. Outro tipo de laser comumente usado é o laser de érbio, que também pode ser utilizado no pescoço, peito e mãos para remover marcas superficiais e moderadamente profundas.

Aparelhos usados:

1. Laser CO2 Fracionado Ablativo Smatxide Dot ® (Deka Laser)

2. Laser Fracionado Ablativo Pixel Laser CO2 ® (LBT)

3. Sistema Fracionado Não-Ablativo StarLux 1540 ou Erbium Glass ® (Palomar)

4. Fraxel ® (Laser CO2 Fracionado Não-Ablativo)

O que faz o laser CO2 fracionado?

O laser CO2 fracionado recebe esse nome por ser separado em micro feixes que deixam pontos intactos entre as áreas atingidas, o que facilita a cicatrização e acelera a regeneração da pele.

O que devo considerar antes de fazer um tratamento a laser?

O resurfacing a laser pode não ser uma boa opção se você tiver acne, pele muito escura, rugas profundas e excesso de pele. Em peles mais escuras, o risco de pigmentação escura (hiperpigmentação) na cicatrização é maior. Realize o procedimento com um cirurgião plástico qualificado devidamente certificado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Qual o preço do rejuvenescimento a laser com CO2 fracionado?

Os custos só podem ser aferidos após uma avaliação personalizada e minuciosa do paciente. A divulgação de preço sem avaliação prévia é proibida pelo Conselho Federal de Medicina.

Como é feito o rejuvenescimento a laser?

Feixes curtos e concentrados de luz são enviados à pele irregular de forma precisa. O laser remove as camadas superficiais da pele danificada, o que estimulará a produção de um novo colágeno, que formará uma nova pele mais lisa e firme. O procedimento atinge apenas a camada superficial da pele (epiderme), mas proporciona melhorias nas estruturas internas (derme).
O paciente não deve estar bronzeado e deve utilizar protetores solares habitualmente. O procedimento provoca pouco desconforto, que pode ser aliviado apenas com o uso de um creme anestésico.
Na maioria dos casos, recomenda-se a realização de três a quatro sessões com intervalos mínimos de 30 dias. Os resultados aparecem progressivamente a cada aplicação e a pele continua a melhorar até seis meses após a última sessão.

É necessário algum preparo para a sessão de laser CO2 fracionado?

Em muitos casos, podem ser necessários tratamentos preparatórios para o procedimento a laser, personalizados para o seu tipo de pele e para minimizar as complicações. O procedimento preparatório leva de 30 minutos a duas horas e normalmente é iniciado pelo menos seis semanas antes.

Principais perguntas e respostas sobre o tratamento facial a laser

Como fica a pele após a sessão do tratamento facial a laser?
Após a aplicação, a pele fica vermelha e há uma sensação de ardência. Geralmente são realizados procedimentos de apoio para devolver ao paciente a sensação de conforto. O paciente só deve deixar a clínica após superar a desagradável ardência. São fornecidos os cremes de uso necessário nas primeiras horas, bem como detalhadas instruções por escrito. O desconforto é leve e diminui em até três dias. No dia seguinte ao procedimento, a pele assume um tom bronzeado, que dura de cinco a sete dias. Posterior a isso, a pele inicia a fase de descamação, semelhante ao que ocorre após uma queimadura de sol, que persistirá até o décimo dia aproximadamente.

Quais são os cuidados após tratamento facial com laser CO2 fracionado?
A recuperação geralmente leva até duas semanas. Procedimentos de apoio, como aplicação de máscara calmante ou fototerapia por LED, podem ser repetidos nos primeiros dias após o procedimento para estimular a cicatrização e promover conforto. Algumas das recomendações do pós-operatório são:
Na fase de descamação da pele, é importante que as pequenas crostas soltem-se naturalmente, no momento certo;
Utilizar apenas hidratante suave, sabonete neutro e bloqueador solar nas primeiras duas semanas;
Não se deve limpar ou esfoliar vigorosamente a pele;
Deve-se evitar ao máximo a exposição ao sol por dois a três meses, com uso constante de protetor solar;
O uso de cremes para a pele deve ser reintroduzido à rotina sob orientação do médico;
Recomenda-se parar de fumar, pelo menos, durante todo o processo, do pré ao pós-procedimento.

Com qual idade posso fazer o tratamento facial com laser CO2 fracionado?
O resurfacing a laser pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.

Quais profissionais podem realizar o tratamento facial a laser?
O procedimento deve ser feito por médico dermatologista ou cirurgião plástico devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina.

Como encontrar um especialista em laser no Rio de Janeiro?
Acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para fazer uma busca por nome, categoria e estado. É aconselhável conversar com amigos que já tenham realizado o procedimento e pedir indicações em sua rede de amizades. Ao pesquisar nas redes sociais, verifique se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e consulte o CRM do médico para confirmar se ele encontra-se em plena atividade.

Envie-nos suas Dúvidas!